Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Fundação Òmnira muito prazer!"


"Fundação Òmnira muito prazer!"

31 acessos - 2 comentários
Publicado em 27/05/2011 pelo(a) Wiki Repórter Roberto Leal, Salvador - BA


Presidente da Fundação Òmnira - Foto: Divulgação
N'uma prévia dos próximos anos de trabalho, no último dia 25 de março, do corrente ano, completou 13 anos de existência institucional a Fundação Òmnira, entidade que quando nasceu em 1998 chamando-se Movimento Cultural Òmnira, chegava com o proposito de contribuir com a renovação da linguagem poética e literária, através de suas atividades culturais e da publicação de novos valores no campo das letras, pelo fim do ineditismo, buscando também a integração da massa que escreve e que cria literatura... No momento atual que ora enfrenta os artistas populares, nossa cultura, que em decadência de subsidio vêm desativando grupos, promovendo a exclusão de movimentos alternativos e independentes, que estão sucumbindo à falta de apoio e desdobram os seus projetos nas pequenas parcerias, no cooperativismo de ocasião e na vendagem das suas obras editadas e expostas nas prateleiras do corpo a corpo. E com a Fundação Òmnira não é diferente!

A entidade mantém o Selo Editorial Òmnira, hoje contando com 33 obras literárias publicadas, além da revista Òmnira, que se prepara para comemorar o seu número 5, temos na revista a maior concentração de interessados, somando possibilidades maiores de ter seus escritos desengavetados. Nesse próximo número teremos no corpo de colaboradores, o contista Alberto Peixoto, o jornalista Carlos Souza, o poeta guineense Inussa Manuel Gomes, o poeta Marcelo de Oliveira Souza, o poeta guerrilheiro timorense Xanana Gusmão, a poetisa paulista Yara Regina Franco, dentre outros... Paralelo ao nosso calendário de atividades, voltaremos também com o Prêmio Òmnira de Poesia & Conto (ex-Prêmio Òmnira de Poesia e Prosa) ainda este ano, provavelmente no segundo semestre, quando também publicaremos os vencedores do último concurso. O prêmio tem abrangência internacional restrita aos países de língua portuguesa, recebendo inscrições de Angola, Moçambique, Portugal, Timor Leste e Guiné Bissau, tendo já premiado com a publicação, textos de escritores novos de vários dos países citados.

Tendo ainda, como um trunfo ou até, no mais audacioso dos projetos, o Enebi-Encontro de Escritores Baianos Independentes, que foi um dos grandes acontecimentos em literatura no ano passado, quando da realização da sua primeira edição, graças ao apoio da APUB-Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Bancários, Movimento Art Poesia e CEPA-Círculo de Estudo Pensamento e Ação, esse ano o evento acontecerá nos próximos dias 09,10 e 11 de setembro, na Biblioteca Pública do Estado, na Rua General Labatit, no bairro dos Barris, região central da Cidade de Salvador, recebendo para o evento, escritores de várias cidades e regiões do Estado, artistas, autoridades da educação, mestres das palavras, estudantes, emergentes e a imprensa... Dentro da programação: Mesas redondas, palestras, debates, recitais poéticos, exposição de obras de autores baianos, lançamento de livros e coquetel de encerramento, este ano com direito a certificado (só para os que requererem).

Não podendo esquecer que a Fundação Òmnira, a mais de uma década, vem abrindo espaço para os novos autores, incentivando a leitura, promovendo a cultura com suas lutas e atividades, disponibilizando assessoria editorial e de imprensa para escritores e entidades que desenvolvem projetos de publicar o seu livro, como também divulgar e promover os seus eventos... Com abrangência também na vida ativa da Cidade de Salvador, trabalhando dentro da Comunidade do Parque São Cristóvão, onde está situada a sua sede, com esporte( promove o Campeonato local), cultura, lazer e ação social e comunitária...Portanto os propósitos vão sendo cumpridos gradativamente, segundo regência do estatuto da entidade, com suas obrigações e deveres com a cultura do nosso Estado, do nosso país, do nosso povo... Mesmo com todas as dificuldades e suas espécies! www.fundacaoomnira.blogspot.com, faça uma turnê cultural e conheça melhor esse trabalho... Òmnira na língua Yorubá quer dizer: Liberdade, portanto!


Visite o site:
 http://marceloescritor.blig.ig.com.br  Contos; artigos atualizados; poesias, etc.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário