Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

Para aonde caminha o São João?

Contador de visitas

Para onde caminha o São João?


Nesses tempos juninos ouvimos os fogos de artifícios pipocando em todos os lugares da cidade de Salvador, tem umas que são umas verdadeiras granadas, explodem tudo!
Quando eu disse tudo, podes acreditar, pois as pessoas não têm discernimento para perceber que o patrimônio público é de todos nós, os malfadados fogos juninos não perdoam, explodem em escolas, estouram telefones públicos, lixeiras e tudo que der para destruir.
Essas pessoas sem noção não têm pena de ninguém, a festa folclórica, movimenta  multidões, gastos enormes apenas para ver esse som estourado, é uma verdadeira queima de dinheiro, mas como a nossa cultura é isso, não podemos fazer nada senão lamentar.
Algumas cidades exageram, tem gente que pega um pedaço de bambu e coloca um monte de pólvora, transformando assim na famosa “espada” de são João, quando a “bicha” dispara não fica ninguém, todos saem correndo, ainda aquilo sai  atrás da gente!
Muitos terminam queimados, mesmo assim aparecem capengando e acendendo mais um bicho desses.
Falando em correr, nessa época do ano, a capital se esvazia, existe um verdadeiro êxodo ao contrário, as cidades do interior tiram o seu atraso, com as suas famosas festas de forró, que hoje já está se descaracterizando, aquele ritmo agarradinho está ficando para trás, sendo trocado por um monte de estilo livre.
A festa que movimenta muito dinheiro e multidões é responsável por um grande faturamento do comércio, quem tem uma folginha no salário, gasta o restinho com roupas e viagens, prefeituras se endividam para apresentar atrações de peso, porque se não tiver festa, o gestor não terá voto no próximo pleito eleitoral, afinal, muita coisa depende das festas juninas.
Essa festa é muito boa, mas quando chega ao  final, o desespero bate e aquela roupinha já está no cantinho do guarda roupa, as bombas já se foram, mas o que fica mesmo é aquele friozinho no fundo do bolso de tantos gastos que o nosso santo levou.

Marcelo de Oliveira Souza


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Professor: sinônimo de sofredor

Contador de visitas

Professor: sinônimo de sofredor

A Avaliação de desempenho praticada pelo atual governo é uma afronta a dignidade do professor.
Hoje, 29/05/2011, me sentir numa maratona correndo para responder 29 questões de matemática, 14 questões pedagógicas, todas com textos, e fazer duas dissertações e para finalizar, marcar todas as questões no gabarito sem errar, em apenas 4h. Como a maioria dos colegas não conseguiu concluir a prova, perdi o meu domingo e voltei para casa com uma tremenda dor de cabeça e a sensação de carregando água num cesto. Tudo isto para disputar com quase dois mil colegas uma vaga para ter aumento de salário.


Pois é, no atual governo para o professor do estado agora é assim: quer aumento de salário? Tem que fazer prova e só com uma caneta (tomaram tudo, desde a borracha e o lápis, ao celular e as chaves de casa; por pouco não tiraram minha cueca). Se for ao banheiro, tinha que passar pelo detector de metais, sem o direito de questionar nada.

Por falar em questionar, o processo avaliativo não tem lisura, já que o professor não direito de levar o caderno de prova e não pode anotar as suas respostas, ficando sem poder saber quais questões acertou ou errou. Impedindo, assim, o professor do direito de entrar com qualquer tipo de recurso. Cadê a APLB?
Onde estar o senhor Rui Oliveira? Cadê a transparência do governo?

Pelo menos aprendi um novo método de avaliar o indivíduo e acho que farei o mesmo com os meus alunos: darei o máximo de questões para eles responderem num tempo mínimo, assim como o governo atual vem fazendo conosco e, quem sabe assim, o Brasil passe a figurar entre os países de educação excelente.


É agindo desta forma que o governo atual fará a valorização de professores? A categoria de professores é  uma categoria em extinção, basta verificar quantos alunos do ensino médio estão interessados em fazer licenciatura. As universidades estão fechando os cursos por falta de candidatos e as que ainda não fecharam sobram vagas. Há no país uma carência de mais de 250 mil professores, em todas as áreas. Milhares de professores estão atuando fora de sua área de formação e outros milhares estão fazendo nova graduação para mudar de área. Basta que cada colega veja na sua própria escola quantos estão buscando novas oportunidades de trabalho fora da educação.

Em tempo: O pior da humilhação estava por vir: alunos que vão para escola armados de faca e revólver e quase sempre para usar contra o professor, não passam por detector de metais para não causar danos na formação do caráter (este já chega deformado à escola). No entanto, os professores, cuja única arma é o livro, usado para tornar o homem livre, são constrangidos dentro da própria escola. Durante a avaliação, ao precisar ir ao banheiro, antes tinha que passar por detector de metais. Só faltou a câmara de raio-x.
Esta é a forma de valorizar o professor que o atual governo da Bahia encontrou: humilhá-los.

Só agora percebo que sinto saudades do passado.


Enéas Estrêla

Salvador-Bahia

quinta-feira, 9 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS

 

 

 Homenagem ao dia dos namorados 2011

 

 

 

Adentramos  em um novo milênio, as pessoas estão se transformando, os seus valores não são mais os mesmos, a família se dissolvendo, a violência crescendo e por conseguinte o amor vai morrendo.

Ainda não é nenhuma tragédia, pois o ser humano tem a capacidade de sempre se renovar, vamos pensar nisso de uma forma positiva, as datas festivas sempre são um alento, um chamamento para a reflexão, pois o ser humano tem necessidade de amar.

Aproveitemos o dia dos namorados para olhar o nosso par com mais carinho no cotidiano, pois esse dia é eterno, vamos eternizar o amor ao nosso amor, o amor ao nosso amigo, ao nosso próximo, aos nossos familiares.

O amor sempre tem que reinar, os casais cada dia mais esquecem que AMAR, é cuidar, se doar, não é dar presentes, pois o maior presente é o amor em sua essência.

Os namorados hoje têm outra conotação, tem outro comportamento, o seio familiar também ensina distribuir o amor, pois namorado também é acima de tudo aquele que vai cuidar, acarinhar e não aquele que apedreja, humilha, agride.

Portanto nesse dia dos namorados, vamos refletir  o que é namorar de verdade e qual o tipo de companheiro ou companheira que queremos, pois esse companheiro um dia pode decisivo na sua vida.

 

 

Marcelo de Oliveira Souza



Visite o site:
 http://marceloescritor.blig.ig.com.br  Contos; artigos atualizados; poesias, etc.
 
 
 


domingo, 5 de junho de 2011

Re: bfuyy now viavqra cilalis

kepills.ru

Faltam apenas 2 dias para a JUSTIÇA SER FEITA - Caso Anastácio Cassaro

 
 
 
"JULGAMENTO DO SÉCULO" 
25 ANOS DE IMPUNIDADE
 

VERGONHA NACIONAL ! 
 
Depois de 25 anos a Família Cassaro poderá ter um pouco de paz!
Enfim ver a Justiça ser feita e os mandantes do assassinato de seu patriarca serem condenados.
 
No julgamento que teve início dia 29 de março de 2011, um dos Réus, CARLOS SMITH FROTA, foi CONDENADO a 15 anos de reclusão em regime fechado.
 
Mais 4 acusados de serem os mandantes do assassinato do PREFEITO"ANASTACIO CASSARO", irão a Júri Popular, depois de 25 anos, no dia 07 de junho de 2011, a partir das 08:30h, no Fórum Criminal de Vitória-ES, na Cidade Alta. 

Réus:
EDVALDO LOPES DE VARGAS (médico)
FERNANDO DE MARTINS (filho do vice-prefeito)
LUIZ CARLOS DARÓS – ROSQUETE (vizinho do médico)
JORGE ANTÔNIO COSTA (ex-subdelegado)
 
O desejo da Família Cassaro e de toda Sociedade é que seja feito Justiça!
 
 
Que os responsáveis pelo crime que ceifou a vida de um homem "do povo",
um homem honesto e um exemplar chefe de família, respondam criminalmente pelo que fizeram.
 
 
Memorial Gabriela Sou da Paz
 
 
 
 
05/06/2011

A casa caiu

 

 

 

A casa caiu

 

 

A casa caiu e menino fugiu

O sobrado ruiu na chuvarada do Rio.

O povo desesperado

A pedra rola morro abaixo,

O morro dissolveu e a velhinha gemeu

Chorando pelo seu menino.

Debaixo da pedra poderia estar

Um sonho dissolvido...

O seu lar destruído do menino desinibido,

Saiu assustado do banheiro

Sem nenhuma idéia do que se livrou.

Olhou para a sua casinha e o sobrado

Viu que não sobrou nada!

Mas nessa vida desvairada

A casa pode cair diversas vezes.

Mas a altivez do recomeço

É a maior lição

do menino teimoso

Que hoje derruba as casas

Condenadas na sua profissão!

 

 

Marcelo de Oliveira Souza

do site http://marceloescritor.blig.ig.com.br



Visite o site:
 http://marceloescritor.blig.ig.com.br  Contos; artigos atualizados; poesias, etc.
 
 
 


sábado, 4 de junho de 2011

Programa Debates Culturais de amanhã, dia 05 de junho!

Aviso aos meus amigos que domingo, dia 05 de junho, o programa Debates Culturais terá, além de mim, Alessandro Lyra Braga, as presenças da militante política, Sandra Maria Glória; do biólogo, biomédico e sacerdote Mahino, Jorge Martins Guaranho; do funcionário público e morador da colônia Juliano Moreira, Luiz Manuel Valverde de Evaristo; do historiador e professor da rede pública de ensino, Ramão Figueira Gutierrez; do terapeuta especializado em doença da compulsão, Roberto Antunes; e, do empresário e empreendedor social, Marcelo Alonso.

Falaremos sobre a religiosidade no dia-a-dia das pessoas. Falaremos também sobre transtornos que buracos deixados por obras das prefeituras municipais e da Cedae causam aos cidadãos da cidade do Rio de Janeiro e demais cidades do estado. Conversaremos ainda sobre a proposta de regulamentação das drogas, principalmente a maconha e sobre as políticas públicas de tratamento aos dependentes químicos e doentes mentais no estado do Rio de Janeiro. Por fim, falaremos sobre a origem das favelas e porque a tráfico de drogas se instalou nestas comunidades.

O programa Debates Culturais é transmitido pela Rádio Metropolitana AM 1090 do Rio de Janeiro, todos os domingos, a partir das 17:00hs. Quem desejar participar por telefone com perguntas e/ou comentários, pode fazê-lo pelo telefone 2176-8282. Quem não puder ouvir nosso programa ao vivo, poderá ouvi-lo na íntegra, quando desejar, em nossa revista eletrônica http://www.debatesculturais.com.br, acessando, na barra azul de botões, a seção "Áudio dos Programas"

O programa Debates Culturais conta com o patrocínio do Banco Bradesco e da ABOM.

Acompanhem nosso Twitter, http://twitter.com/debatescult!

A todos os meus amigos, um bom final de semana e espero que gostem do programa e dos artigos da revista!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programa Debates Culturais de domingo, dia 05 de junho!

Aviso aos meus amigos que domingo, dia 05 de junho, o programa Debates Culturais terá, além de mim, Alessandro Lyra Braga, as presenças da militante política, Sandra Maria Glória; do biólogo, biomédico e sacerdote Mahino, Jorge Martins Guaranho; do funcionário público e morador da colônia Juliano Moreira, Luiz Manuel Valverde de Evaristo; do historiador e professor da rede pública de ensino, Ramão Figueira Gutierrez; do terapeuta especializado em doença da compulsão, Roberto Antunes; e, do empresário e empreendedor social, Marcelo Alonso.

Falaremos sobre a religiosidade no dia-a-dia das pessoas. Falaremos também sobre transtornos que buracos deixados por obras das prefeituras municipais e da Cedae causam aos cidadãos da cidade do Rio de Janeiro e demais cidades do estado. Conversaremos ainda sobre a proposta de regulamentação das drogas, principalmente a maconha e sobre as políticas públicas de tratamento aos dependentes químicos e doentes mentais no estado do Rio de Janeiro. Por fim, falaremos sobre a origem das favelas e porque a tráfico de drogas se instalou nestas comunidades.

O programa Debates Culturais é transmitido pela Rádio Metropolitana AM 1090 do Rio de Janeiro, todos os domingos, a partir das 17:00hs. Quem desejar participar por telefone com perguntas e/ou comentários, pode fazê-lo pelo telefone 2176-8282. Quem não puder ouvir nosso programa ao vivo, poderá ouvi-lo na íntegra, quando desejar, em nossa revista eletrônica http://www.debatesculturais.com.br, acessando, na barra azul de botões, a seção "Áudio dos Programas"

O programa Debates Culturais conta com o patrocínio do Banco Bradesco e da ABOM.

Acompanhem nosso Twitter, http://twitter.com/debatescult!

A todos os meus amigos, um bom final de semana e espero que gostem do programa e dos artigos da revista!