Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza

sábado, 4 de dezembro de 2010

Vida de Escritor

Vida de Escritor
 
 
Muitos pensam que a vida de escritor é ter a famosa criatividade e colocar no papel todo aquele resultado de sua inspiração.
A criatividade é o principal fator para quem exerce essa arte, contudo isso é apenas o início da jornada de quem escreve.
Alguns têm "vida" mais fácil, chegando até a se profissionalizar, contudo aqui no terceiro mundo, a profissionalização é deveras difícil, temos que ter a nossa primeira profissão, para garantir o  "feijão"; e depois  investir na nossa  paixão, que alimenta o  ego e nos faz crescer como pessoa, difundindo mensagens positivas por todo esse mundo de meu Deus.
Nessa grande empreitada, a maioria tira dinheiro do próprio bolso, pois os patrocinadores preferem  mais "investir" em uma "festinha de pagode" que dá muito mais gente e retorno, a investir na cultura e no novo escritor.
Nas idas e vindas de uma editoração, o susto do valor da publicação será  diluído pelo sonho do primeiro livro, os devaneios começam a transitar na cabeça do escritor, prêmios, troféus…  já pensou na repercussão de todo aquele conteúdo que outrora estava clamando para sair da gaveta?
Chega a hora da publicação e todos que o rodeiam pedem por uma noite de autógrafos, para isso além de dinheiro no bolso, ele tem que  investir mais uma vez no coquetel da galera, o escritor deve ter coração de aço,porque   com toda  aquela expectativa do lançamento  pode resumir-se em alguns conhecidos que resolveram dar uma "forcinha"  ao estreante na arte de escrever.
Muitos autores fazem a festa,  gastam todo aquele valor e no final entrega seu "sonho" literário de "mão" beijada para ver se ganha alguns leitores, envia até pelo correio a sua obra, tem pessoas que recebem o exemplar e "esquecem" até de agradecer, encostando o dito cujo na estante empoeirada junto ao dicionário.
Outros mais decididos saem à procura do seu leitor, cliente comprador ou qualquer nome que possa ser usado para conhecer a sua obra.
Alguns ainda soltam pérolas como: "- ele gosta de escrever" ; "-escrever é bom para se desenvolver"; " -vou comprar para te dar uma "força"""; ou até: "-um dia desses eu farei o meu…".
Têm outros que compram o livro sem pestanejar, contudo para pagar o autor que vai ter que suar a pestana, ficando ali na marcação, até que um dia o "enrolado" resolve pagar,  na melhor das hipóteses;  outros fogem como o diabo da cruz, é só o escritor apontar que ele vai saindo, com aquele sorriso amarelo.
Nesse imbróglio todo tem o "incentivador" que quer saber logo a livraria que vai estar à venda, clamando pela segunda edição ou até mais um novo livro pensando que a "fábrica de idéias" funciona dessa forma.
Por isso caro autor tome muito cuidado na hora de tirar o seu livro da gaveta para investir na cultura de um  pais predominantemente aculturado, pois cada passo tem que ser meticulosamente calculado porque na verdade o  seu louvável sonho poderá se tornar um triste pesadelo.
 
 
Marcelo de Oliveira Souza
Salvador Bahia Brasil

Visite o site:
 
http://marceloescritor.blig.ig.com.br    Contos, poesias, artigos atualizados, etc
 
                                                                                                  outros textos
                                                                                                       
Divulgue para a gente o conc literário que eu organizo, o edital está no meu blog:
http://blig.ig.com.br/marceloescritor/v-concurso-literario-poesias-sem-fronteiras/
grato!
Poeta del mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário