Conhecendo a Praia do forte e Imbassaí
Nessa época de verão, resolvemos dar uma esticada para o Litoral Norte daqui da Bahia, em Mata de São João, mais precisamente nos povoados de Imbassaí e Praia do Forte.
A então conhecida colônia de pescadores, ficou mais conhecida por causa do projeto TAMAR, que preserva as tartarugas marinhas e Imbassaí foi na cola, menos conhecido, mas a sua fama aumenta a cada ano, principalmente por causa do rio que leva o mesmo nome; as suas paisagens ainda preservadas, lembram muito a citada colônia de pescadores, tempos atrás.
Ambas as localidades, principalmente por causa da proximidade, tem suas semelhanças por causa do paisagismo, contudo ainda menos conhecida, o povoado do rio parece que vai ter um destino melhor, apesar de também estar sendo invadido por pousadas.
As praias e dunas de Imbassaí estão sendo loteadas, as pessoas encontram dificuldades para dirigirem-se ao mar, pois os empreendimentos tomaram conta do local e como o rio localiza-se antes da zona praiana, inventaram uma solução: um passeio pago de Jangada, dando tudo a entender que no futuro as pessoas só vão conhecer o local através desse meio de transporte ou vai ficar somente no desejo.
Já a Praia do Forte tornou-se uma cidadezinha artificial, um verdadeiro shopping a céu aberto, por isso temos que ter a certeza que vamos abrir muito a carteira, tem turistas de todo o mundo, as lindíssimas praias ficam à disposição do visitante, mesmo com a sanha dos grandes empreendimentos, ainda não conseguiram fechá-la, como indica ser o destino do povoado vizinho. Barraqueiros dominaram a areia dos dois povoados, dando impressão de que estamos com as mesmas mazelas de grandes cidades.
O famoso projeto TAMAR, criou logo ali na beira-mar um centro de cultura, mas para entrar no local temos que pagar caro, lá dentro se quisermos comprar uma lembrança, que é o que todos procuram, temos desembolsar uma boa quantia, as camisas do projeto são vendidas a preços abusivos; saíram da mão dos vendedores informais para uma lojinha gulosa, tudo com a devida marca, mas o que vai marcar mesmo, são os lindos animais, que parecem ser de mentira, principalmente para quem nunca viu um espécime desses de perto.
Marcelo de Oliveira Souza
Salvador Bahia
http://blig.ig.com.br/marceloescritor/v-
grato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário