marceloescritor2
Ajude na manutenção dos nossos projetos: Doação via PIX: Código: marceloescritor2@outlook.com: em nome de Marcelo de Oliveira Souza. A CULTURA AGRADECE!
Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Natureza!
sexta-feira, 19 de junho de 2026
Viva São João
Viva São João
Já no meio do ano
O sol não tem canção
Aquele friozinho vem vindo
Na hora de São João
Bombas resvalam na janela
Fogueira esquentando o quentão
Milho verde, canjica,
Bolo de milho e mexerica na mão.
Quadrilhas, forró, xote
Dançam até baião
Festa nordestina
De homem, mulher, menina
Todo mundo na empolgação!
O homem era retado
Batizava todo mundo
Que ganhava religião,
Foi traído por uma mulher
Que sem sete véus
Levaram sua cabeça na mão.
O mau existe
O bem insiste
Mas a coisa boa
Que nosso amigo Santo
Virou lenda, festa, filme...
E da fogueira do seu nascimento
Veio a
comemoração,
Nessa festa de multidão.
A cidade vai pro
interior
O interior incha de montão!
Todo mundo junto
O arrasta-pé é constituição!
E nesse mundo encantado
Tem até casamento atrapalhado
Que termina todo mundo empolgado
Na festa do Santo anunciado.
Não adianta ficar falando
Nem imaginando a festa do sertão
O jeito é tomar coragem
Pegar a pista numa viagem
E Viva São João!
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
quinta-feira, 4 de junho de 2026
Corpus Cristhi
Corpus Cristhi
Um dia para refletirmos
Para onde caminha a humanidade
Se existe humanidade...
Ela existe?
Um passando a pena no outro
Pernada para tudo quanto é lado,
Outro vai para a igreja rezar.
Depois de tanta maldade
Até que merece ...
Mas o dia de farra continua
Bebidas para todos os poros
Trânsito em todas as estradas...
O corpo está ali estagnado
Ninguém lembra que o corpo existiu
A consciência ruiu
O povo ruim domina
A humanidade caiu...
Corpos nas estradas
A curiosidade reina
O acidente causado,
Coitado!
Não resistiu,
Mas o parceiro de viagem
Gravou e divulgou na “cidade”.
O corpo fez sucesso
Mas dois minutos depois,
Tem outro mau sucedido
Que foi agredido e vencido
pelas drogas e pelo crime.
Mais um corpo esquecido
Que será comido pelos bichos
Diferente do corpo de Cristo
Iluminado e bendito,
Virou tema de feriado
Onde tudo vai recomeçar
Em prol do seu nome iluminado,
Onde muitos irão novamente
v i a j a r...
E não voltam mais!
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
quarta-feira, 3 de junho de 2026
Resultado do XXII Concurso Literário Poesias sem Fronteiras
Resultado do XXII Concurso Literário Poesias sem Fronteiras
Menção Honrosa Internacional: Maria Isabel da Cruz - Ferreira
do Alentejo
Portugal
Personalidade de Destaque Cultural: Geraldo Both – Parobé RS
Terceiro Lugar: Wilson Gomes – Itapetininga SP
Segundo lugar : Helio Antonio Ardenghi
Boeri - Palmeiras das Missões RS
Primeiro Lugar: Pietro Costa – Brasília
DF
Quem desejar ser avisado sobre o próximo, enviar mensagem para marceloescritor2@outlook.com
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O sol e a Lua!
sexta-feira, 22 de maio de 2026
sexta-feira, 15 de maio de 2026
Desdobrando o Passado!
Voltando em casa encontrei muitos espíritos de passarinhos presos, os quais pude soltá-los, alguns doentes não tinham força nem para voar. Desci levitando da laje.
Encontrei meu pai e segurei firmemente as suas mãos, falando o que estava acontecendo, um desdobramento voltando ao passado, podendo assim aproveitar para visitar minha mãe e podermos nos despedir.
Encontramos aquele antigo fusca que muitas alegrias nos proporcionou, meus pais aproveitaram para fazer também mais uma visita à minha avó, só que eles saíram em disparada, corri atrás do veículo, saí levitando mas percebi que tinha mais uma missão a cumprir naquele local.
Andei pela rua deserta, encontrei uma porta entreaberta, empurrei-a e adentrei-me no recinto, vi dois cachorrinhos brancos poodle, percebi que já estava em outro local, já em uma cidadezinha do interior, vi Leide pequenininha com a sua irmãzinha, carreguei-a nos braços, eles estavam festejando uma aniversário, estavam escolhendo familiares para jogar uma partida de futebol, eu como sou “perna-de-pau” preferi me esconder, indo para os fundos do quintal, mas quando cheguei lá vi que estava perdendo a concentração, voltei para a sala e a viagem terminou.
Marcelo de Oliveira Souza
