Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Newsletter ContemporARTES

NEWSLETTER ContemporARTES *edição * 24
* Semana 4 de outubro


 

Por Altair Oliveira

 

Tivemos a satisfação de poder participar de um belíssimo sarau de poesia denominado EITA na noite deste último 17 de setembro na cidade de São Paulo e, para nossa surpresa, fomos informado de que aquela era apenas a segunda apresentação do evento que, comandado por 5 belas garotas, surgia com força para, mensalmente, ajudar ainda mais alegrar com poesia as noites paulistanas.

Leia mais:  http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/eita-o-nascimento-de-um-sarau-de-poesia.html

 

 




Por Simone Perdersen

 

Finalmente o dia amanheceu nublado, preguiçosamente cinza. Coloquei as cachorras para fora, antes que a grama molhada as impedissem da voltinha matinal. Alimentei os gatos e fui a sacada ver do alto o que estava acontecendo na praça do outro lado da rua. Os marrecos gritavam uns com os outros, desesperadamente: " Corram, corram, a chuva vai chegar logo, precisamos encontrar um abrigo seco e seguro".

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/chuva-janela-e-eu.html

 
 

 

Por Soraia O. Costa

 

O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no dia 19/09/2010 iniciou um novo destino: da Estação da Luz, no Centro da capital paulista, até o distrito de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC. Após dez anos de extinção da Linha Luz-Paranapiacaba, o trajeto volta a ser realizado periodicamente a cada quinze dias, sempre aos domingos, numa locomotiva que apesar de ter sido fabricada na década de 1960, foi reformada e conta com vagões, banheiros e bancos mais confortáveis do que os trens comuns. Ela é operada a diesel e puxa os dois carros que transportam os passageiros.

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/expresso-turistico-paranapiacaba.html 

 

 


Por Izabel Liviski

 

Cabeça, tronco, extremidades e palavra.
Encarnada, na vasta unidade do corpo, a palavra faz p(arte) de nossa condição humana. Ela integra e revela, sabiamente, uma cartografia inquieta de necessidades e desejos do Ser diante do mundo e diante de si mesmo. Como estranho registro de identidade, ou variante eficaz do DNA, nosso acervo pessoal de palavras congrega a condição filo-onto-genética que nos sustenta. 

 



 

Por Kátia Peixoto

 

Quando criança, na escola,  aprendi que existia um dia no ano que em que a professora falava de índio. Nesse dia, nós alunos recebíamos uma folha mimeografada com algumas fotos de índio para pintar; outras vezes ainda, os professores pintavam nossos bochechas com marcas pretas e dançávamos algumas músicas que citavam índios.  

 
 
 

Por Yone Ramos

 

Se acaso ser romântico anda fora de moda, eis aqui um relato muito diferente das gélidas esquinas de concreto declamadas por Caetano. Até típico de comédias românticas holywoodianas..

Em uma cidade do interior de São Paulo dois jovens da mesma idade, com experiências distintas e estilos completamente diferentes trabalhariam no mesmo congresso como estagiários. 

 


Por Ana Paula Nunes

 

Não é de hoje a velha discussão sobre o clichê das mil palavras. Mas hoje, a coluna Drops Cultural traz um elemento novo. Vocês vão conhecer Ryan Lobo, um fotógrafo indiano conhecido por contar histórias de vida incomuns. Nesse vídeo, retirado do site da TED, uma organização sem fins lucrativos, criada em 1984, para reunir pessoas ligadas à tecnologia, entretenimento e design. 

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/09/uma-imagem-vale.html


 

* Semana 11 de outubro

Por Altair Oliveira

 

A partir desta data, a nossa coluna "Poesia Comovida" passa a compartilhar o espaço "segunda poética" da revista Contemporartes, com a nova coluna "uni.versos", do poeta Geraldo Trombin, sendo que ambas passam a ser editadas quinzenalmente, em publicações alternadas a cada segunda-feira. Desta forma, acreditamos que conseguiremos manter a nossa dose semanal de poesia e poderemos diversificar e enriquecer os enfoques dados aos trabalhos da boa poesia feita atualmente no país.

Leia mais:http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/nova-apresentacao-da-segunda-poetica.html

 

 

 

 Por Rodrigo Machado

 

Leitores, algumas vezes entramos em contato com novos autores, principalmente, novos textos que nos tocam profundamente. Pensando nisso, hoje, resolvi fazer a apresentação de uma poeta que se revelou há pouco tempo, com seu livro Rompendo o silêncio, lançado no início de setembro deste ano. Esta autora se chama Maria das Graças Corrêa Martins, nasceu em uma pequena cidadezinha do interior de Minas Gerais, chamada Canaã, em 5 de maio de 1948.

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/rompendo-o-silencio-da-poesia_12.html

 

 

 Por Ana Maria Dietrich


Sempre quando se aproxima a data de publicação da minha coluna, já começam a ferver assuntos diversos que gostaria de escrever ao leitor Contemporartes. A era da informação nos traz esse grande benefício de ficarmos sabendo de todos e de tudo sem sair da nossa cadeira do computador. E nessa semana não foi diferente.

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/eleicoes-e-etica-na-midia.html



Por Duda Woyda

 

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas...
Vejam como é forte a que eu conheço
 
 
 

 Por Vinícius "Elfo" Rennó
 

Escrita a partir da lenda medieval celta, Tristão e Isolda conta a história de um casal que enfrenta diversos obstáculos para se unir. Trata-se do arquétipo base que dá origem a muitas histórias que tratam de honra e traição, amor e sacrifício. Assim como é o caso de Lancelot e Guinevere ou de Romeu e Julieta.

 

 

Por Diego Junior Teodoro


O chão esburacado, com pedras e muito cinza de piche, agora ganhara o vermelho do meu próprio sangue. Os aros da bicicleta abraçaram-se num emaranhado de raias e o guidão estava dentro da janela traseira do Honda amassado.

Leia mais: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/10/as-outras-vidas.html



*Caso não queira mais receber essas informações, responder a mensagem com o assunto "retirar-me da lista"*

--
Ana Paula Nunes

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura
Universidade de São Paulo - USP





--
CONTEMPORARTES
Revista Semanal de Difusão Cultural
http://revistacontemporartes.blogspot.com/
 
CONTEMPORÂNEOS
Revista de Artes e Humanidades
www.revistacontemporaneos.com.br

LEPCON- Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade
Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade-UFABC
Em Parceria com UFV/ UFJF/ UFBA e UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário