Essa semana em Feira de Santana, Bahia, foi um verdadeiro corre-corre, pois apareceu uma doença de nome bem esquisito chamada chikungunya.
Essa doença é uma variação do vírus da dengue, onde o mosquito aedes aegypt também é o seu transmissor, ela é considerada o "primo da dengue", porque tem as mesmas características, só que a dengue é mais letal e os sintomas passam mais rápido que o seu primo Chico.
Ela leva esse nome porque na língua africana quer dizer falta de mobilidade, pois a enfermidade faz endurecer as juntas, elas ficam inflamadas e doloridas por muito tempo.
A gente já havia comentado na época da Copa sobre o primo "Chico" que vinha dá África, mas muita gente não se preocupou com essa problemática, porque como na maioria dos brasileiros, eles só vão se preocupar depois que o caso acontece, mas o governo tem a obrigação de ser vigilante nessa questão, esquecer um pouco de vigiar nosso voto e fazer o seu trabalho.
O interessante é que ainda não estamos preparados para enfrentar inúmeras moléstias, mesmo com toda tecnologia que dispomos para contar os votos nas urnas, pois para saber se a pessoa têm a moléstia, o hospital tem que fazer um exame e enviar para o norte do país, já pensou como nosso visitante vai viajar?
Daqui que volte, Chico já se alastrou no estado inteiro e depois por todo o pais da Copa do Mundo que conseguiu penosamente organizar-se para o evento, mas não consegue discernir Chico de Francisco.
www.poesiassemfronteiras.no.comunidades.net - Concurso de Poesias
Nenhum comentário:
Postar um comentário