Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Inversão de Valores




Inversão de  Valores

 

A tendência natural é que o ser humano possa se desenvolver naturalmente tanto física, como cultural ou espiritual, onde com o tempo a gente possa aprender com a História e com as experiências futuras, daí que surgiu a família, escola e outras instituições, que são o alicerce da sociedade, quando um desses pilares começa a cair a nossa sociedade vai junto.

Constantemente  tivemos ondas de pensamentos diferentes e até culturas diversas, mas o vem acontecendo ultimamente é realmente gritante!

Sempre fomos  questionadores  e observadores, em nossa  época de adolescência, o que mais se propalava era o rock, com letras de protesto e contestação de todas as injustiças que até hoje permeia o nosso Brasil e mundo, as  letras eram tão criativas, que levavam todos e todas a reflexão, mesmo assim, os  artistas eram perseguidos e até censurados.

De repente já estamos no século XXI, onde imaginávamos  que teriam  naves espaciais e cidades submarinas, mas o que encontramos mesmo  é  pouco desenvolvimento humano e espiritual, apesar da medicina e tecnologia estarem  muita avançadas,  onde nem imaginava que teria um celular, que poderia conectar o mundo.

Na nossa época, tinham  cidades que possuía um telefone público  e agência de discagem de longa distância, para falarmos com pessoas de outros estados e países.

Hoje é tudo mais fácil, entretanto estamos presenciando o mau uso dessa tecnologia, tanta facilidade, na palma das crianças, jovens, adolescentes, de todos em geral.

Essa facilidade é tanta, que ao invés de servir para o desenvolvimento humano e cultural, estamos presenciando uma “cultura destrutiva” fabricando “ícones” de uma sociedade doente, que expressam livremente pensamentos aviltantes, que ainda são seguidos e propalados em meio à nossa sociedade.

Os valores estão totalmente invertidos, a ponto de uma pessoa -  Youtuber -  dizer que os escritores das escolas literárias, são um desserviço à  sociedade, pasmem!

Os nossos valores estão tão deteriorados a ponto de adolescentes “dançarem” o que eles chamam de música, que insinuam sexo e prazer, na frente da mãe - isso está dando muito like – o que eles gostam mesmo é de  filmar a genitora olhando o que eles chamam de dança.

As coisas estão tão inversas, que um  ex-deputado agrediu a pontapés e xingamentos, um idoso que já estava, rendido,  sentado no chão, porque ele estava também agredindo um cachorro.

O ex-parlamentar , estava tão contente com seu ato desenfreado, que ele mesmo mandou filmar a sua “façanha”.

Com o advento da Internet, tudo ficou mais ostensivo, agressivo, as pessoas, na maioria,  estão perdendo o sentimento de amor ao próximo, estão cada vez mais distantes e frias, por qualquer motivo, quem está do outro lado da tela,  externa o seu preconceito e revolta contra tudo e contra todos, emite   todos os tipos de impropérios do nada! Basta estar em desacordo com a ideia, que faz uma espécie de “linchamento virtual”, sem saber que toda ação indevida, pode ter uma reação, mesmo que seja nas esferas judiciais, não se pode colocar qualquer coisa no meio virtual, não se pode xingar, nem humilhar ninguém, na nossa vida e na vida virtual.

As pessoas estão perdendo o senso do ridículo, onde a propagação do errado e do ofensivo, virou  pauta diária nos meios tecnológicos, para não dizer no geral.

Precisamos refletir, quanto aos nossos jovens que nasceram na tecnologia, saber orientar, dar um mínimo de atenção, pois são nossos filhos e filhas, porque o que presenciamos com essa inversão de valores está detonando nosso meio social, seja físico ou virtual, produzindo adultos sem o mínimo de valores éticos e morais, pois toda essa eclosão de acontecimentos tenebrosos, um dia vai se voltar contra todos que atuam nessa “fábrica de sonhos”.

 

Marcelo de Oliveira Souza,IwA

2x Dr. Honoris Causa em Literatura


Nenhum comentário:

Postar um comentário