Ajuda na manutenção do blog: PIX: marceloescritor2@outlook.com: Para Marcelo de Oliveira Souza

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O Mesmo Início de Ano II





O Mesmo Início de Ano II

Ainda nos lembramos da festividade do início do ano, muitos fogos de artificio, todo mundo reunido, seja nas praias ou seja nos campos, aquela contagem regressiva, muitos sonhos e aspirações, regado à tradicional “cidra”, alguns pulando  ondas, outros trocando  o primeiro beijo do ano, o primeiro afago.
Outros até  fazem prece, aqui em Salvador muitos vão para a Colina Sagrada, preparando o ano vindouro com muita expectativa.
Toda essa cerimônia é repetida em diversos anos, chovendo ou fazendo sol e até durante a pandemia as pessoas continuam com toda essa expectativa, para que o ano vindouro seja melhor.
Tudo isso agora está maximizado pelas redes virtuais, uma grande parte das pessoas, segue  “paripasso”  toda essa cerimônia, esperando, pois, que algo mude  na sua vida.
Nesse ano, todos nós fomos pegos  de surpresa, diante de uma pandemia, sem precedentes nesse século, até então.
Muitos  imaginaram que o mundo iria acabar, outros imaginaram que a população iria sumir, acontecendo diversos conflitos dentro e fora dos lares, potencializando muitas vezes o que temos de bom e até o que temos de ruim.
Assim fomos  nos arrastando durante esse ano, aprendendo e observando, percebendo que existe muita gente boa nesse mundo, assim como existe gente de comportamento duvidoso, que perde o seu tempo somente para impingir o mal, mesmo a quem pratica o bem e também gente praticando o bem, para quem tem perfídia no pensamento.
Tudo isso faz parte do ser humano, que é controverso, capaz de grandes feitos e de feitos terríveis, pois vivemos em uma coletividade, entretanto temos que perceber que a nossa vida aqui na Terra é um sopro, agora mais do que nunca!
Vamos refletir sobre tudo que fizemos, tentando melhorar como seres humanos, pois vivemos em uma coletividade, todos precisam de todos, pois o que fazemos de bom e o que fazemos de ruim, certamente será cobrado de alguma forma, onde o início de ano certamente será  igual, contudo o final do mesmo, depende muito de cada um de nós!


Feliz Ano Novo!2021!

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Instagram : marceloescritor

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Final de Ano da Reflexão




Final de Ano da Reflexão

 

 

Esse ano teve uma nuance bem diferenciada de todos os outros, a gente já percebia que seria um ano forte, pelas suas características numéricas, mas não imaginava que seria tão pungente e avassalador, exigindo tudo de nós como ser humano.

Foi uma verdadeira escola da vida, porque exigiu que refletíssemos sobre o poder de união do nosso povo, tanto como o poder de reflexão para com todo o nosso planeta.

Tudo isso, de uma forma ou de outra, é uma  reflexão de como andam as nossas relações interpessoais e até a relação com o nosso ecossistema.

Hoje em dia a nossas relações com outras pessoas, estão se modificando acentuadamente, principalmente com o advento das novidades tecnológicas, que são importantes, entretanto temos que saber usar.

Quantos casos presenciamos   de pessoas enfurnadas  no mundo virtual, durante a quarentena, sendo, pois, um dos únicos meios de comunicação, plausíveis  nesse momento difícil?

Quantos casos de relacionamento familiar  foi corroído pela pandemia?

O ano todo foi se arrastando  no  planeta, quanto sofrimento e provação as pessoas passaram; entretanto, mesmo depois dessa agrura, muitos de nós ainda não aprenderam nada sobre união e respeito, seja entre as pessoas, seja para com a natureza.

Quantas vezes presenciamos ataques ao nosso meio, aqui mesmo na minha morada, ou até mesmo em cartões postais tradicionais, como na Lagoa do Abaeté?

Entretanto ainda estamos mergulhados nos nossos problemas e nos problemas que a pandemia proporcionou.

Deus na sua infinita sabedoria nunca iria dar uma provação que nós não possamos  cumprir, mesmo essa dificuldade  coletiva, que está complicado  superar, mas com união e discernimento, aos poucos  superaremos e retomaremos o controle dessa grande nave chamada “Terra” .

Nesse Natal, vamos refletir mais profundamente, sobre o que estamos passando, em todos os âmbitos, não nos esqueçamos  de quem está sofrendo, nessas expiações  divinas, onde o confinamento, que é uma palavra tão forte, possa ser de reflexão e de esperança, pois como todos nós sabemos, nenhum mal existe para sempre e também como estamos cansados de saber, “não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus”.

Fechemo-nos em orações ou vibremos por dias melhores, que certamente virão,  que esse percalço  seja um grande ensinamento para o mundo, que é um só corpo, cuja mãe pátria é a Terra.

🎅Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz e Esperança!

 

 

Marcelo de Oliveira Souza,IwA

🎅2x Dr. Honoris Causa em Literatura

🎅Do blog: http://marceloescritor2.blogspot.com

🎅Instagram: marceloescritor




quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Escritor Carioca Radicado na Bahia tem seu trabalho em destaque em Campo Grande MS

















Escritor Carioca Radicado na Bahia tem seu trabalho em destaque em Campo Grande MS


O Escritor Carioca Radicado na Bahia, Marcelo de Oliveira Souza,IWA;  Duas vezes Dr. Honoris Causa em Literatura;  organizador do Concurso Literário Poesias sem Fronteiras e do Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, iwa; autor dos livros A Sala de Aula; Conto e Reconto; Confissões Poéticas;  Sobrevivendo e Mundo Poético, tem seu poema Banco da Reflexão,  destacado no Projeto Banco da Poesia , que desta vez está figurando no Camelódromo de  Campo Grande MS.
O  Idealizador  do projeto, Fábio Rogério  tem obras substanciais de valorização à cultura   e  põe em destaque os principais escritores da cidade e do Brasil.
O autor  agradece a oportunidade   e  também  a todos e todas que sempre acompanham o seu trabalho, sendo o sustentáculo de tantas vitórias.


🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
 2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Instagram: marceloescritor

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Padrão Vibratório




Padrão Vibratório

Todos nós somos feitos de energia, percebemos isso tranquilamente, ao notarmos que estamos com aquela energia positiva, expandindo a nossa paz e alegria, para todos e todas que nos rodeiam, da mesma forma  que  ao  sentimos o nosso padrão vibratório baixar, com ela vem uma  infinidade de sentimentos que passam a angustiar o nosso pensamento.
Quantas vezes nos aborrecemos com uma bobagem, que estraga o nosso dia?
Todos nós temos problemas, entretanto quando a nossa vibração está  diminuta, eles são um verdadeiro maremoto; ao passo que se a nossa energia estiver devidamente positiva, esses problemas são sanados com um mínimo de transtorno.
Muitas pessoas sentem uma empatia de pronto, pela outra,  que se tornam grandes amigos, o contrário também ocorre, onde  a gente se sente desconfortável perante a mesma, mostrando que essa energia é mais importante do que imaginamos, até o nosso planeta emite esse padrão na sua biosfera, comprovando que não é à toa que estamos aqui.
Hoje em tempos de internet e de comunicadores, podemos compartilhar essa energia, até percebemos a sua chegada, se compartilhamos assuntos  positivos, nos sentimos bem, ao passo que compartilhando  temas negativos, muita gente sente o desconforto.
As pessoas podem perguntar o que então podemos fazer para que esse padrão possa mudar, pois se temos esse problema, solução tem que aparecer.
Uma grande solução para isso, é sempre que pudermos, estarmos conectados com a natureza, onde percebemos intimamente que ela é a nossa verdadeira Casa, não ficando  enclausurado em quatro paredes, onde o conforto pode até imperar, no entanto para a nossa alma, devemos sempre estar ligados com o nosso meio ambiente, seja qual for, desde serra, campo ou até litoral, tudo faz parte desse mundo maravilhoso que Deus nos presenteou.
Independentemente de religião, também devemos estar ligados com o nosso Criador, fazendo sempre orações e principalmente estarmos conectados, com todos nossos amigos e parentes,  pois através deles podemos fazer aquela corrente positiva, aliviando o sofrimento das pessoas que estão ao nosso redor, emanando e produzindo padrões vibratórios positivos, pois certamente irá retornar para nós mesmos, porque  tudo que fazemos, de positivo ou negativo, vai dar um passeio e depois retornará ao dono desse ato.


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
2x Dr. Honoris Causa em Literatura         
   instagram que dá brinde: marceloescritor

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Escritor Carioca Radicado na Bahia ganha Destaque Literário em três categorias em evento Internacional.

 






Escritor Carioca Radicado na Bahia ganha Destaque Literário em três categorias em evento Internacional.



O Escritor Carioca Radicado na Bahia, Marcelo de Oliveira Souza,IWA;  Duas vezes Dr. Honoris Causa em Literatura;  organizador do Concurso Literário Poesias sem Fronteiras e do Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, iwa; autor dos livros A Sala de Aula; Conto e Reconto; Confissões Poéticas;  Sobrevivendo e Mundo Poético, é premiado três vezes, nas categorias : Poesias, Contos, Crônicas, no XXXIII no Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas, pela Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, ALPAS XXI .

O autor agradece a Rosélia Rasia  e  Leonir Batista,  agradece também  a todos e todas que sempre acompanham o seu trabalho, sendo o sustentáculo de tantas vitórias.



🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA

 2x Dr. Honoris Causa em Literatura

Instagram: marceloescritor

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Mestre Cirandeiro

🤔Escritor Carioca Radicado na Bahia ganha título de Mestre Cirandeiro.


O Escritor Carioca Radicado na Bahia, Marcelo de Oliveira Souza,IWA;  Duas vezes Dr. Honoris Causa em Literatura;  organizador do Concurso Literário Poesias sem Fronteiras e do Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, iwa; autor dos livros A Sala de Aula; Conto e Reconto; Confissões Poéticas;  Sobrevivendo e Mundo Poético, ganha pela segunda vez seguida o Título de Mestre Cirandeiro, pela sua grande participação nas cirandas mensais da entidade que abriga grandes personalidades do Brasil e do Exterior.
O autor agradece a Rosângela Coelho  e aos  organizadores,  agradece também  a todos e todas que sempre acompanham o seu trabalho, sendo o sustentáculo de tantas vitórias.


🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Instagram: marceloescritor

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Exposição Permanente em Brotas Salvador BA

🤔 O Projeto de Exposição Permanente do Escritor Marcelo de Oliveira Souza tem mais um ponto de exibição, na Padaria Sales,Brotas,  Salvador BA, envergando o texto: Dai-vos Luz
🤔Quem tiver interesse em ter uma placa dessa em seu espaço, gratuitamente, é só enviar uma mensagem para marceloosouzasom@hotmail.com

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
🤔2x Dr. Honoris Causa em Literatura
🤔instagram: marceloescritor

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Escritor Carioca Radicado na Bahia ganha duas Premiações em Concurso da Academia de Letras de Teófilo Otoni MG






Escritor Carioca Radicado na Bahia ganha duas Premiações em  Concurso da Academia de Letras de Teófilo Otoni MG


O Escritor Carioca Radicado na Bahia, Marcelo de Oliveira Souza,IWA;  Duas vezes Dr. Honoris Causa em Literatura;  organizador do Concurso Literário Poesias sem Fronteiras e do Prêmio Literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, iwa; autor dos livros A Sala de Aula; Conto e Reconto; Confissões Poéticas;  Sobrevivendo e Mundo Poético, ganha duas premiações  de Menção Honrosa no V Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, com a Poesia Partida e com a crônica A Rede Social de Natal.
O autor agradece ao Secretário Wilson Colares, à presidenta Elisa Augusta e aos  jurados,  que elegeram o seu trabalho entre os melhores do certame e à Academia de Letras de Teófilo Otoni MG, por organizar esse evento nacional de tamanha magnitude;   agradece também  a todos e todas que sempre acompanham o seu trabalho, sendo o sustentáculo de tantas vitórias.


Marcelo de Oliveira Souza,IwA
 2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Instagram: marceloescritor